8º encontro: Navegar é
preciso, mas com planejamento!
Começamos
nosso encontro com a apresentação por nós supervisoras de nossos planejamentos iniciais
e retorno às aulas para o ano letivo remoto de 2021 nas respectivas escolas. Podemos
compartilhar as experiências do início das aulas remotas das escolas e divulgar
o calendário de atividades com nossos alunos, bem como esclarecer algumas dúvidas
quanto aos trabalhos que serão realizados ao longo das aulas remotas e as
orientações dadas pelas escolas (direção e coordenação) e secretária de
educação do estado. Apresentamos parte da portaria 3023/21 que rege as
orientações, diante do contexto da pandemia e consequente ensino remoto, e algumas
considerações iniciais sobre o planejamento para todas as escolas estaduais,
tais como:
•
Art. 6º O ano letivo e os períodos letivos de 2021 terão início,
oficialmente, em 10 de março de 2021 para as Unidades de Ensino da Rede Pública
Estadual, respeitando o tempo reservado no início do ano letivo referente às
Reuniões de Organização do Trabalho Pedagógico (ROTP) e organização interna das
unidades de ensino previstas para os dias 05, 08 e 09 de março.
I. Todas as Unidades de Ensino iniciarão o ano letivo no mesmo
período cumprindo o calendário oficial, respeitando os 200 dias letivos;
•
Art. 7º Estabelecer que o recesso escolar ocorra no período de 21
de junho a 05 de julho de 2021.
Também foi
apresentado as especificidades de planejamento e organização das aulas para
cada escola. Em se tratando da escola em que sou lotada como professora, ficaram
postas as seguintes orientações:
•
Definição das turmas por
professores (ficamos com as duas turmas de 9ºm01 e 9ºm02);
•
Laboratório de português com foco nas habilidades prioritárias do
referencial curricular de alagoas- recal;
•
Oficina de português com foco na leitura, interpretação de texto e
nos descritores da prova brasil. (ano da prova brasil);
•
Horário do laboratório de português: quartas-feiras das 7:30 às
8:30 pelo google meet e whatsapp no horário de aula normal;
•
Busca ativa dos alunos com ligação, acompanhamento das frequências
e entrega das atividades;
•
Elaboração do roteiro de atividades quinzenal, 4 por bimestre com
atividades valendo 1,5 e simulado ao final valendo 6 pontos;
•
Primeira semana dia 10/03 sem roteiro apenas conversar com os
alunos sobre o acesso às aulas;
A partir dessas
orientações iniciais, nosso grupo se reunirá para discutimos no dia 22/03/2021 e
reelaborarmos nosso planejamento quinzenal e por “a mão na massa”, adentrando
nas aulas remotas e conhecendo melhor a rotina de sala de aula, a fim de permitir
as intervenções necessárias para melhoria
da educação em nosso escola.
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