O Podcast
em sala de aula, outro gênero novos desafios: algumas reflexões
Tive a oportunidade de receber dos
nossos coordenadores, professor Luiz e professora Andrea, um material com texto
e exemplos riquíssimos sobre o uso do Podcast em sala de aula. Após lê-lo,
descobri como essa ferramenta digital pode favorecer o desenvolvimento de novas
metodologias de trabalhos pedagógicos tão necessários aos dias atuais.
Os arquivos em áudio podem se
constituir numa boa ferramenta para desenvolver a criatividade, colaboração e
oralidade dos alunos na criação de conteúdos pedagógicos. O Podcast arquivo de áudio
e ou vídeo em formato digital é transmitido pela internet e traz para sala de
aula o trabalho com a oralidade tão esquecido por muitos de nós professores; é
feito para ser ouvido em qualquer tempo e lugar e consumido enquanto se realiza
outras atividades também. Essa ferramenta está
cada dia mais inserida no cotidiano de nossas vidas e representa uma grande
oportunidade de aproveitar seus recursos para explorar conteúdos pedagógicos com
nossos alunos por meio de gravações e audições, dando vez e voz aos alunos,
permitindo o desabrochar de seu protagonismo e criatividade que pode
tornar a atividade educativa muito mais prazerosa e efetiva.
Entre os diversos benefícios do uso
dessa ferramenta digital está a possibilidade de os alunos se tornarem não
somente consumidores de informações, mas também produtores de conteúdos digitais.
Há diferentes software gratuitos como Audacity que podem ser baixados e usadas
offline, ou seja, sem a conexão com a internet, pelos alunos na criação de seu
podcast, facilitando assim aquelas escolas, professores e alunos que não dispõem
sempre da internet em sala de aula ou em casa. As possibilidades são inúmeras para
o uso do Podcast tanto pelos professores quanto pelos alunos e, certamente, será
umas das atividades que pretendo desenvolver com meus alunos.
Podcast é uma ferramenta incrível!
ResponderExcluir