Olá, sou a professora Socorro Assunção

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Olá, sou a professora Socorro Assunção, trabalho a mais de 17 anos na rede estadual de educação de meu estado Alagoas. É com muita satisfação que participo do programa PIBID que objetiva incentivar e apoiar a iniciação à docência de discentes do curso de letras, motivando-os ao comprometimento com o exercício do magistério. Certamente terei muito a aprender com esse novo desafio!!!!

                

             ATIVIDADE DO DIA 03/03/2021


Etnografia – atividade sobre os artigos:  PEREIRA, A. O ingresso na prática docente dos letramentos sociais. Revista Linguagem em Foco, v. 12, n. 3, p. 260-279, 22 jan. 2021 e SILVA, Daniela Ferreira; SIQUEIRA, Thalyta V.; GOMES, Luiz Fernandes. Pedagogia Transmídia: reflexões sobre uma proposta de leitura literária dentro da cultura de convergência.


 


Ao final de nosso encontro do dia 24/02, foi nos solicitado a realização de uma segunda atividade que consistiu na leitura de dois artigos, já referendados acima, e na sequência a responder alguns questionamentos a partir dessa leitura. As reposta aqui dadas são trechos que comprovam alguns princípios e noções do método etnográfico do encontro com o outro a partir da entrada dos pesquisadores em sala de aula.

 

Atividade leitura artigo 1: proposta

Após leitura individual do artigo (1), identifique no artigo

a)   momentos, marcas, sinais de que há uma preocupação dos participantes da pesquisa – professor-pesquisador; bolsistas/colaborador em formação – em construir um “lugar de fala”, que aponta para posturas e imposturas;

 

R. Desde o início dos trabalhos no PIBID, buscando ser coerentes com um dos aspectos fundamentais da abordagem teórico-metodológica da etnografia educacional – o saber escrever –, instituímos uma prática permanente entre nós de fazer relatos de todas as atividades realizadas no projeto e inseri-los em um caderno digital. Assim, cada integrante abriu um caderno digital (blog pessoal). Essa escrita etnográfica individual ficou hospedada em uma outra plataforma coletiva (blog coletivo), cunhada pelo grupo de “Blogão” (http://blogaopibid.blogspot.com/). Nos seis meses iniciais de Programa, momento que marcou nossa entra- Revista Linguagem em Foco Fortaleza, CE v. 12 n. 3 ISSN 2674-8266 O ingresso na prática docente dos letramentos sociais: caminhos para (re) encontros com... 266 da como professores-pesquisadores no campo de pesquisa da escola – a sala de aula –, o foco de nossas ações esteve voltado para a realização de um diagnóstico etnográfico. Este reuniu dados detalhados sobre a escola coletados nas seguintes categorias: 1. infraestrutura; 2. quadro de pessoal; 3. Projeto pedagógico;4. Relações interpessoais. p.265

 

R. O segundo problema de pesquisa para o desenvolvimento da proposta interventiva de leitura estava atrelado aos hábitos de leitura dos próprios bolsistas. À medida que iniciamos os trabalhos de planejamento que incluíam o preparo dos nossos graduandos integrantes do projeto para a parte de regência em sala de aula, começamos a perceber que uma restrita familiaridade de leitura não apenas com clássicos, mas com a leitura ficcional em geral, era também uma realidade em nosso grupo. p.268

 

 

b)   onde pode ser vista ou entrevista a noção de WINKIN (1998) do “saber estar com!”, que aponta para a postura de não neutralidade do pesquisador no campo.

 

R. Diante das primeiras reações da turma – certa desmotivação e dificuldade na escolha da obra, provavelmente advinda da falta de maior familiarização com a leitura – o relato do encontro 3 de Dimonte a seguir discorrerá acerca da mobilização do grupo de bolsistas no sentido de responder ao primeiro problema detectado no 7º A. Encontro 3. Escolha de outra entrada para o primeiro contato com a obra selecionada. Respaldados na Pedagogia Transmídia, optou-se por uma realização de sessão de cinema do filme “O Cão dos Berkervilles”, acompanhada de atividade escrita. (c) “Os alunos não prestaram muita atenção no início, Revista Linguagem em Foco Fortaleza, CE v. 12 n. 3 ISSN 2674-8266 O ingresso na prática docente dos letramentos sociais: caminhos para (re) encontros com... 272 mas depois começaram assistir ao filme e até faziam comentários entre si. Para a atividade, foi necessário que todos os bolsistas ajudassem os alunos, pois eles não tinham muita criticidade na hora de formular as respostas.” p. 272


Após leitura individual do artigo (2), identifique


a) Em que medida o trabalho pedagógico proposto pode ser relacionado à noção de WINKIN (1998) do “saber ver!”, ou seja, saber rever e repensar suas   crenças, valores, conhecimentos cristalizados em função de uma   determinada experiência com o “outro”. 

 R. No momento em que a escola propõe um projeto de leitura engessado para os alunos e esses o rejeita e a percepção dos bolsista e coordenadores do Pibid em apresentar uma nova proposta de leitura baseada na escolha dos alunos, partindo também de uma pedagogia transmídia  faz com que o trabalho com leitura torne-se muito mais colaborativo e  participativo.


Um comentário:

  1. Estou adorando acompanhar seu blog, professora! Parabéns pelo capricho! ❤️

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