Olá, sou a professora Socorro Assunção

Minha foto
Olá, sou a professora Socorro Assunção, trabalho a mais de 17 anos na rede estadual de educação de meu estado Alagoas. É com muita satisfação que participo do programa PIBID que objetiva incentivar e apoiar a iniciação à docência de discentes do curso de letras, motivando-os ao comprometimento com o exercício do magistério. Certamente terei muito a aprender com esse novo desafio!!!!

 

6º encontro: Nossas próximas atividades


                       Começamos nosso encontro com as boa vindas de nosso querido professor Luiz Fernando Gomes que nos deixou a saber das próximas atividades. No primeiro momento assistimos mais alguns vídeos resenhas do livro O filho de mil homens, mais uma vez nos emocionamos com as experiências e criatividades dos nossos bolsistas ao nos relatarem suas leituras sobre a obra que eu super indico.

                     Em seguida a fala da, também querida, professora Andrea trouxe-nos mais algumas reflexões sobre o letramento social, questões mais teóricas metodológica sobre esse assunto que nos faz refletir sobre o cotidiano escolar e nosso fazer pedagógico. Discutimos sobre letramente social, etnografia e concepção de língua/linguagem.  

                      Continuamos conversando sobre nosso projeto de leitura e da sugestão de mais dois livros: "A elegância do ouriço de Muriel Barbery (por sinal, já comecei minha leitura por ele, mas ainda é cedo para dar meu parecer !!!) e O incolor Tsukuru Tazari e seus anos de peregrinação de Haruki Murakami. As tarefas continuam, uma delas é criar um vídeo resenha sobre um desses livros que deve ser  apresentado nos próximos encontros. A segunda tarefa solicitada foi para que assistíssemos ao filme Xingu, a fim de entendermos melhor o que é etnografia e como se aplica aos estudos da linguagem na intenção de compreendermos como se dão as investigações etnográficas em sala de aula.

                           

                            

 

Resenhas: O filho de mil homens de Walter Hugo Mãe

 







         Vale a pena conferir as resenhas feitas pelos nossos booktubers pibidianos sobre o livro O filho de mil homens de Valter Hugo Mãe, escritor português que nos emociona com seu livro cheio de descrições poéticas e reflexivas sobre o amor incondicional que o personagem Crisóstomo e tantos outros da obra buscam preencher, pois lhes faltam a metade do todo para se sentirem completos.

         Essa obra foi uma das melhores que li e que mais me emocionou. Deixo com vocês um pouquinho dessas resenhas e peço que busquem as outras nos blogs dos nossos pibidianos. Você vai se surpreender com a criatividade deles, assim como eu!!!!

                             

5º ENCONTROS DE BOLSISTA PIBIANOS


            Olá queridos, hoje foi nosso 5º encontro com bolsistas, supervisores e coordenadores do Pibid 2020. Estamos ansiosos, pois chegava a hora das apresentações dos nossos "booktuberes". O encontro foi bastante proveitoso, assistimos a alguns vídeos resenhas sobre o livro O filho de mil homens. Podemos perceber a emoção e a criatividade de cada um dos nossos pibidianos ao relatarem suas experiências de leitura. Quero deixar aqui com vocês alguns trechos desse livro de Walter Hugo Mãe que nos deixou com esperança de nos sentimos completos quando estamos em contato com o outro que pode nos pertencer por laços de amor, independente de nossas escolhas, defeitos, qualidades e laços sanguíneos . 

"O amor é uma atitude, uma predisposição para amar ao outro sem querer nada em troca"

" Todos nascemos filhos de mil pais e mais mil mães e a solidão é sobretudo a incapacidade de ver qualquer pessoa como nos pertencendo para que nos pertença de verdade e se gere cuidado mútuo".

                                                                                                                   Walter Hugo Mãe


 

O Podcast em sala de aula, outro gênero novos desafios: algumas reflexões

 

            Tive a oportunidade de receber dos nossos coordenadores, professor Luiz e professora Andrea, um material com texto e exemplos riquíssimos sobre o uso do Podcast em sala de aula. Após lê-lo, descobri como essa ferramenta digital pode favorecer o desenvolvimento de novas metodologias de trabalhos pedagógicos tão necessários aos dias atuais.

            Os arquivos em áudio podem se constituir numa boa ferramenta para desenvolver a criatividade, colaboração e oralidade dos alunos na criação de conteúdos pedagógicos. O Podcast arquivo de áudio e ou vídeo em formato digital é transmitido pela internet e traz para sala de aula o trabalho com a oralidade tão esquecido por muitos de nós professores; é feito para ser ouvido em qualquer tempo e lugar e consumido enquanto se realiza outras atividades também. Essa ferramenta   está cada dia mais inserida no cotidiano de nossas vidas e representa uma grande oportunidade de aproveitar seus recursos para explorar conteúdos pedagógicos com nossos alunos por meio de gravações e audições, dando vez e voz aos alunos, permitindo o desabrochar de seu protagonismo e criatividade   que pode tornar a atividade educativa muito mais prazerosa e efetiva.

            Entre os diversos benefícios do uso dessa ferramenta digital está a possibilidade de os alunos se tornarem não somente consumidores de informações, mas também produtores de conteúdos digitais. Há diferentes software gratuitos como Audacity que podem ser baixados e usadas offline, ou seja, sem a conexão com a internet, pelos alunos na criação de seu podcast, facilitando assim aquelas escolas, professores e alunos que não dispõem sempre da internet em sala de aula ou em casa. As possibilidades são inúmeras para o uso do Podcast tanto pelos professores quanto pelos alunos e, certamente, será umas das atividades que pretendo desenvolver com meus alunos.  

 

                                Reunião supervisora e pibidianos em 26/07/2021               Discutimos hoje sobre as atividades aplicadas n...