Olá, sou a professora Socorro Assunção

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Olá, sou a professora Socorro Assunção, trabalho a mais de 17 anos na rede estadual de educação de meu estado Alagoas. É com muita satisfação que participo do programa PIBID que objetiva incentivar e apoiar a iniciação à docência de discentes do curso de letras, motivando-os ao comprometimento com o exercício do magistério. Certamente terei muito a aprender com esse novo desafio!!!!


AULA MAGNA PIBID 2020

 

Nossa aula Magna aconteceu dia 25/11/2020 com a participação especial da professora Ma. Verônica Maria Silva dos Santos que nos apresentou suas reflexões e experiências sobre o ensino remoto de língua portuguesa a partir dos multiletramentos em tempos de pandemia.

Inicialmente tivemos a fala de abertura dos coordenadores do programa, professora Andréa Pereira e professor Luiz Fernando Gomes, e em seguida a apresentação para os bolsistas de seus respectivos supervisores. Estávamos na expectativa em ouvir o que a professora Verônica poderia nos trazer de contribuição sobre suas aulas com ensino remoto. Primeiro foi ponderado por ela sobre as dificuldades enfrentadas pela maioria de seus alunos, principalmente os da zona rural, em ter acesso às tecnologias necessárias para as aulas online e de manter o engajamento dos mesmos em todo o processo de ensino aprendizagem durante a pandemia, período em que se manteve afastada fisicamente deles,  e de como sua escola, EMEB Liege Gama Rocha, no interior de Alagoas, Coruripe, driblou a situação com alternativas nada convencionais como levar, de bicicleta, até os alunos, sem acesso à internet, as atividades impressas a fim de mantê-los vinculados com a escola e com a professora.

Certamente, a proposta de trabalho da professora Verônica com o multiletramento como a criação de tirinhas digitais, sinopse de filmes, narrativas digitais e livros digitais foram movimentos encontrados por ela para sair da caixinha dos conteúdos tradicionais de língua portuguesa cobrados excessivamente aos nossos alunos para que aprendam.

É importante percebermos também que as práticas pedagógicas da professora em relação aos letramentos múltiplos de seus alunos abriram espaços para que eles utilizassem a língua como meio de comunicação tão necessários nos dias atuais. Nesse sentido concordando com Rojo ao afirmar que

Formar cidadãos autônomos em uma sociedade cada vez mais tecnologicamente complexa, sem escamotear a cultura local e global é, sem dúvida, papel da escola. E para cumprir esse objetivo, o ensino deve mobilizar múltiplos letramentos, ou seja, abordar diferentes mídias, diferentes semioses, em contextos culturais diversos.(ROJO; MOURA; CUSTÓDIO, 2012, p.199)

Consideramos que responsividade da professora e dos alunos no desenvolvimento das propostas pedagógicas adotadas contribuiu bastante com a educação do seu município em tempos de pandemia e foi o sucesso do pensar fora caixinha. Por último, vale destacar o apoio recebido e a admiração de todos os participantes da reunião pelo trabalho da professora Verônica.

Terminamos nosso encontro agradecendo a professora por nos oportunizar ouvir relatos tão comprometido com a educação.

 

 

 

Referência

 

ROJO, Roxane; ALMEIDA, Eduardo de Moura (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, 264 p. (Estratégias de ensino)

 

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